AMÁRIO CASSIMIRO DA SILVA
Amario Cassimiro da Silva é natural de Turiúba, interior Paulista, filho de José Cassimiro da Silva e Marvina Rosa de Jesus. Passou sua infância no sítio São João, pertencente à família Cassimiro, situado nas proximidades da “colônia-torta”/Cajarana e do Ribeirão Mato Grosso, onde conviveu e trabalhou com os familiares, além de seus pais, os irmãos, tios e os avós. Mudou-se para a cidade de Gastão Vidigal/SP, aproximadamente aos 10 anos de idade, onde trabalhou e concluiu o curso ginasial. Nessa convivência, reforçou a personalidade adquirida no sítio dos avós, certificando que essas raízes são as que constituem a base que lastreia sua vida moral, social e familiar, valor que jamais renuncia.
Mudou-se para Brasília-DF, aos 18 anos de idade, em janeiro de 1969. Graduou-se em Direito; Pós-graduou-se (Latu Sensu) em Ciências Políticas, no Centro de Ensino Unificado de Brasília – CEUB. Cursou “Processo Legislativo” e “ Poder de Controle do Poder Legislativo”, no Projeto Rondon. Foi Secretário-Geral da
Associação Americana de Juristas AAJ/DF; Conselheiro; Tesoureiro da Casa da Amizade Brasil-Nicarágua; Membro Consultivo da Associação Cultural Brasil-Cuba e condecorado com a Ordem do Rio Branco, pelo Ministério das Relações Exteriores. Teve a tese de sua autoria publicada, sob o título – As Inconstitucionalidades da Lei nº 9.783/99, na Revista da Associação dos Juízes Federais – AJUFE, nº 61, abril a junho de 1999. Atualmente é advogado em Brasília e São Paulo, na área do Direito Público Constitucional e Administrativo, estando no mercado há 38 anos. Publicou, em 2006, o livro de poesias “Fragmentos de Saudades”, de sua autoria.
Hoje, além dos escritórios, o Sr. Amário desenvolve um projeto social no Núcleo do AM Comfort Hotel, na cidade de Gastão Vidigal/SP, visando proporcionar às crianças da comunidade formas para despertarem seus interesses na área cultural, com aulas de canto, flauta, piano, teclado tendo, anteriormente, incentivado as escolas públicas locais, através de concursos de poesias e narrativas por quatro anos consecutivos, conferindo prêmios ao primeiro, segundo e terceiro colocados, com publicações de livros com as referidas poesias e narrativas de seus respectivos autores, impulsionando a cultura local.
Cassimiro tem cinco filhas, Virgínia, Luciana, Marina, Sarah e Maria Catarina, seis netos e é casado com Erika
Cristina Costa Cassimiro.
CONDECORAÇÕES
- Medalha da ordem do Rio Branco, outorgada pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).
- Título de Cidadão Vidigalense, outorgada pela Câmara Municipal da cidade de Gastão Vidigal/SP, em julho de 2006.
- Insígnia de Honra ao Mérito, outorgada pela Câmara Municipal da cidade de Turiúba/SP, em abril de 2007.
PREMIAÇÕES
- Prêmio Referência Nacional e Qualidade Empresarial 2016, pela Agência Nacional de Cultura Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC.
- Comendador da Ordem da Medalha Mérito Presidente Juscelino Kubitschek 2017, pela Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo – FALASP.
- Prêmio Águia Americana 2017, pelo Instituto Nacional da Qualidade Social – INQS.
- Prêmio Latin American Quality Award 2017, pelo Latin American Quality Institute.
- Prêmio Águia Americana Justiça 2017, pelo Instituto Nacional da Qualidade Social – INQS.
- Prêmio Referência Nacional – Súmula Comendador Juscelino Kubistcheck, pela Agência Nacional de Cultura e Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC.